Pular para o conteúdo principal

Gerente da Embasa anuncia racionamento de água em Capim Grosso


Paulo, gerente da Embasa, Capim Grosso, em entrevista a uma rádio local na última quarta-feira, 01, falou dos problemas enfrentados na última semana no tocante ao abastecimento de água da cidade, por conta do fornecimento de energia que foi interrompido em alguns momentos, tendo como resultado dificuldades para ajustar o abastecimento, que segundo o gerente está em quase 100% em toda a cidade.

Paulo explicou que a Embasa trabalha com sistemas integrados, citando como exemplo, o sistema de Capim Grosso, com o sistema da adutora do Sisal, um depende do outro para o abastecimento fluir normalmente, caso contrário a população não será atendida na sua totalidade e fez um alerta para toda a população da região, por conta da baixa na quantidade de água da Barragem de Pedras Altas, fonte que fornece água para 22 localidades da Adutora do Sisal, com um público estimado de 250 mil pessoas, uma campanha praticamente em todos os sistemas da região norte do estado será desenvolvida pela Embasa, com o objetivo de conscientizar a população a usar água com responsabilidade, caso contrário poderemos ter problemas.

A barragem de Pedras Altas está situada na bacia hidrográfica do Rio Itapicuru, junto ao Distrito de Pedras Altas. A obra foi realizada pela Cerb e concluída em 2001. Tem uma extensão de 1.110 m por 23 m de altura. Ela foi concebida tendo um extravasor no trecho central em concreto compactado a rolo e fechamento lateral das ombreiras com maciço de terra, além de torre de tomada d´água, casa de controle e galeria de descarga de fundo, a sua capacidade é de 36 milhões de metros cúbicos de água, por conta da estiagem, atualmente com cerca de 12 milhões de metros cúbicos de água, uma diferença que tecnicamente sinaliza preocupação, frisou o gerente.

Sobre a questão do uso consciente dos recursos hídricos por cada cidadão que impliquem na economia deste recurso tão precioso, assegurando a maior durabilidade possível da água disponível na Natureza, independentemente da quantidade de chuvas, do número de habitantes locais ou da expectativa de existência de alternativas tecnológicas, estará sendo garantido o futuro de outras gerações.
Outra informação passada pelo gerente girou em torno da barragem localizada no Rio Jacuípe, no limítrofe dos municípios de Jacobina e Mairi.

Construída na década de 80 pela Cerb. Altura máxima de 41,0 m por 1.560m de comprimento. Na época, ela construída para atender à irrigação, abastecimento humano, piscicultura, pecuária e perenização do rio que lhe dá o nome ao longo de uma extensão de 180km, até a sua confluência com o Paraguaçu, com capacidade para 360 milhões de metros cúbicos de água, atualmente com cerca de 42 milhões de metros cúbicos de água.

Paulo falou ainda sobre o sistema de abastecimento da zona rural, com registros na casa de 250 km de rede envolvendo os municípios de Capim Grosso, Caém e Jacobina. Quanto ao número de ligações em Capim Grosso, sede, São José do Jacuípe, Itatiaia, Várzea do Meio, Pereira e Riacho da Onça, o escritório com sede em Capim Grosso registra em torno de 18 mil ligações.

Por fim, falou sobre a qualidade da água que chega cair muitas vezes na torneira com tom bem diferente e com mau cheiro. “Esse problema acontece muitas vezes por alguma ponta de rede, situação essa que é resolvida com descargas periódicas na rede. O cidadão que registrar essa situação na sua casa deve manter contato com a Embasa, no 3651-1414, para os devidos procedimentos”, concluiu Paulo.

Fonte: FR Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem é presa pela Polícia Militar em Piritiba, acusada de roubar celular

Por volta das 15h desta segunda-feira, 12 de junho de 2017, Brenda Sampaio de Souza, 18 anos, foi presa pela Polícia Militar em Piritiba, sob acusação de roubo.

Segundo informações, Brenda subtraiu de uma jovem um celular da marca Motorola modelo Moto G3. Após diligências a suspeita de ter cometido o crime foi localizada, bem como o  produto do roubo foi recuperado.

Fonte: Augusto Urgente

Janelas podem ter causado mutilações nas crianças vítimas do acidente em Piritiba

O chefe do plantão do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), o médico Juliano Queiroz, afirmou ao Acorda Cidade que as mutilações nas crianças vítimas do acidente com o ônibus que capotou por volta das 8h30 de quinta-feira (12), na BA-241, em um trecho da cidade de Piritiba, região da Chapada Diamantina, podem ter sido provocadas pelas janelas de vidro do ônibus, que funcionaram como uma espécie de guilhotina. Ele ainda disse que devido à tragédia, a equipe médica precisou ser reforçada.

“Nossa especialidade é trauma, então a gente tem uma equipe grande e vieram mais profissionais que estavam de folga para ajudar nessa tragédia. Médicos que já trabalham aqui, profissionais de enfermagem, foram acionados e vieram prestar o apoio. Foi um plantão bastante agitado, mas conseguimos fazer a nossa parte”, ressaltou.

O HGCA recebeu 28 vítimas do acidente. Além do HGCA, também prestaram o atendimento inicial de parte das vítimas da tragédia os hospitais de Piritiba e de Salvador. Cinco pes…

Helicóptero da Polícia Militar da Bahia dará suporte às vítimas do acidente com ônibus da Emtram em Piritiba

(Imagem ilustrativa)
Ainda não há o numero exato de vítimas do acidente com ônibus da empresa EMTRAM, ocorrido na manhã desta quinta-feira (12) feriado do dia das crianças na rodovia BA-421, nas proximidades da cidade de Piritiba.

Já está confirmado que os passageiros são da cidade de Itaberaba e estavam em uma viagem fretada para passar o feriado em uma excussão na cidade de Jacobina.

Entre os feridos há muitas crianças.

Em Nota Pública divulgada na manhã de hoje, a prefeitura de Itaberaba informou que está tomando todas as medidas cabíveis e necessárias para prestar auxílio às famílias da vítimas, diante da lamentável notícia do acidente envolvendo um ônibus particular, da empresa EMTRAM, que estava realizando uma excursão com destino à cidade de Jacobina

O prefeito RICARDO MASCARENHAS e o secretário Municipal da Saúde, JOÃO RODRIGUES JR., estão em contato direto com o prefeito e o secretário Municipal de Saúde da cidade de Piritiba, onde aconteceu o acidente…