Jacobinense chama atenção para perigo na cozinha após panela de pressão explodir


Um cidadão jacobinense postou em sua rede social facebook, um alerta para os riscos que se tem em uma cozinha - principalmente quando se tem filho pequeno. Ele fez esse alerta após uma panela de pressão explodir em sua residência.

"Hoje, felizmente não havia ninguém na cozinha no momento em que a panela de pressão explodiu!

Graças ao bom Deus pelo livramento!

Fica o alerta, prestem atenção nas panelas de pressão, verifiquem as válvulas, inspecionem sempre fogões e outros eletrodomésticos que possam provocar acidente!", disse o mesmo.

Saiba como evitar esse tipo de acidente:

Além dos cuidados na hora da compra, precisamos ter também os seguintes cuidados durante a sua utilização.

1. a válvula com pino foi feita para liberar vapor, logo, se durante a operação da panela a válvula parar de soltar vapor e fazer aquele chiado característico, pode indicar que ela foi obstruída. Nesse caso, desligue o fogo imediatamente. Em seguida, com o auxílio de um garfo ou colher, faça um movimento para cima com a válvula para que o vapor dentro da panela escape.

2. caso a panela apresente liberação de vapor pela área circular onde fica localizada a borracha, significa que é borracha está danificada e precisa ser substituída.

3. quando a panela começar a soltar vapor, você pode diminuir o fogo, pois se a água no seu interior já está fervendo, o fogo alto não vai mais alterar a temperatura do seu interior (propriedade física: um líquido em ebulição não varia sua temperatura durante a transição de fases)

4. nunca abra uma panela sem que toda a pressão tenha caído.

Finalmente, após usar sua panela de pressão, lave todas as partes muito bem lavadas e guarde-as.

Foto: Direitos reservados / Informações DDS Online.

Comentários