Operação Pássaros Livres é realizada na cidade de Baixa Grande


Nos dias 14 e 15 de fevereiro de 2017, a Policia Civil, Policia Militar e a Guarda Civil Municipal de Baixa Grande, se uniram para realizar diligências e buscas no sentido de coibir a prática ilegal de criação de animal silvestre.

Foram devolvidos a natureza, 10 cardeais, nove azulões, seis caboclinhos, quatorze papa-capins, um sabiá, uma rolinha branca, quatro pássaros pretos, dez coleiros,  cinco bigodes, um Jesus meu Deus, um canário da terra e um soldadinho.

Animais silvestres não são domésticos. O doméstico já está acostumado a viver perto das pessoas, como os gatos, cachorros, galinhas, entre outros. Já o animal silvestre foi tirado da natureza e reage à presença do ser humano. Por essa razão, tem dificuldades para crescer e se reproduzir em cativeiro. Cuidar de animais silvestres em casa pode parecer uma forma de amar a natureza, mas não é. Lugar de bicho é em seu habitat natural, e não nas cidades. Quem realmente gosta dos animais vai querer que eles fiquem onde se sintam mais felizes. Ter animais silvestres como bichos de estimação é ilegal conforme a Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 / 98. Ela proíbe a utilização, perseguição, destruição e caça de animais silvestres e prevê pena de prisão de seis meses a um ano, além de multa para quem a desrespeita. Ter animais silvestres como bichos de estimação é ilegal conforme a Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 / 98. Ela proíbe a utilização, perseguição, destruição e caça de animais silvestres e prevê pena de prisão de seis meses a um ano, além de multa para quem a desrespeita. Ser dono de animal silvestre não é uma atividade segura. Entre os principais problemas estão o risco de ataques e a transmissão de doenças como a malária, a febre amarela e várias viroses desconhecidas.



Acrescente-se que há outros problemas para os animais que são criados em casa, podendo os mesmos perder a sua identidade, sofrer de solidão e ter dificuldades para se reproduzir, além de  sofrer porque ficam em espaço físico reduzido, come alimentos inapropriados e pode pegar doenças que nos seres humanos têm pouca gravidade (gripe, herpes etc), mas que podem ser fatais para os animais.

A operação Pássaros Livres vai continuar, bem assim, a operação ANDE LEGAL, na tentativa de reduzir a violência no trânsito, o desrespeito as leis de trânsito e a circulação de menores na condução de veículos e a falta de  equipamento  de uso obrigatório.





Fonte: Dr. Almir Góes.

Comentários