Explosão mata ao menos 80 pessoas durante manifestação em Cabul


Explosão de homens-bomba deixa mortos e feridos durante manifestação
Ao menos 80 pessoas morreram e outras 231 ficaram feridas após explosões provocadas por dois homens-bomba durante uma manifestação em Cabul, capital do Afeganistão, neste sábado (23), segundo informou o ministro do Interior do país.

De acordo com o ministro da Saúde do Afeganistão, os feridos, muitos deles mutilados, foram encaminhados para hospitais próximos à cidade. O número de mortes ainda deve aumentar, pois a "condição de muitos dos feridos é muito séria", acrescentou.

O ataque foi reivindicado pelo grupo terrorista Estado Islâmico, que divulgou um comunicado por meio da agência de notícias Amaq, um de seus órgãos de propaganda.

No texto, a agência afirma que dois militantes do EI teriam detonado cintos explosivos em meio a manifestantes afegãos –da minoria xiita hazara–, que reivindicavam mudanças na rota de um projeto multimilionário de transmissão de energia entre o Turcomenistão e Cabul. Eles defendem que o projeto passe por duas províncias habitadas por maioria hazara.

Se a autoria do EI foi confirmada, o atentado marcará o primeiro ataque da milícia à capital afegã. Até então, o grupo extremista vinha agindo ao longo da fronteira oriental do Afeganistão, na divisa com o Paquistão.

Segundo o porta-voz do presidente do Afeganistão, o governo recebeu informações da inteligência do país sobre a realização de um possível ataque durante o protesto e avisou os organizadores da marcha.

Ele disse que o presidente Ashraf Ghani planejava se encontrar com os organizadores neste sábado. Nenhum dos líderes da manifestação foram encontrados para comentar a declaração.

Fonte: Folha de Sp

Comentários