PF prende integrantes de célula do EI; grupo planejava atentado durante Olimpíada


A Polícia Federal realizou nesta quinta-feira (21) uma operação para prender uma célula do Estado Islâmico que planejava um atentado terrorista durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, realiza ainda manhã desta quinta uma coletiva para detalhar o caso.

Segundo informações da revista Época, cerca de dez brasileiros são alvo da operação, realizada pela Divisão Antiterrorismo da Polícia Federal. As pessoas presas pela PF são apontados pelos investigadores como a maior ameaça aos Jogos Olímpicos até agora. Eles foram recrutados pela internet e juraram lealdade ao EI, a exemplo dos terroristas envolvidos nos atentados ocorridos em Orlando, nos Estados Unidos, e nos de Paris, na França.

A PF conseguiu autorização judicial e monitorou as mensagens trocadas pelo grupo nas redes sociais, principalmente pelo Facebook e Twitter. Além do planejamento do ataque, o grupo trocava mensagens sobre a compra de armamento. As prisões ocorreram em mais de um estado e há um menor entre os envolvidos. Ao contrário de ameaças dos terroristas que atuam como “lobos solitários”, a PF encontrou uma estrutura organizada e planejada para o atentado, envolvendo a discussão de alvos e a compra de armamentos.

O perfil dos alvos, segundo integrantes da área de inteligência, encaixa-se no grupo que é considerado como de maior risco entre os brasileiros investigados. São recém convertidos ao islamismo que discordam do tom pacifista das mesquitas brasileiras e buscaram na internet o radicalismo propagandeado pelo Estado Islâmico. A inteligência brasileira trabalha com 50 alvos, dentre os quais estão os presos pela PF.

Fonte: BN

Comentários