Queimadas afetam transmissão de energia no Norte e Nordeste, diz ONS


O desligamento de linhas de transmissão causou interrupção parcial no fornecimento de energia elétrica em 12 Estados do Norte e Nordeste na tarde desta terça-feira (30), informou o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

Segundo o operador, o incidente foi resolvido em pouco mais de uma hora, com reposição dos circuitos e retomada do suprimento.

O ONS afirmou em nota que as empresas responsáveis pelas linhas atribuíram os desligamentos a queimadas de grandes proporções, que levaram a cortes de carga de 3.500 megawatts, o que representou 26% da demanda do Nordeste no momento e 14% do Norte, com blecautes parciais em Amazonas, Pará, Amapá, Tocantins, e também Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

A primeira ocorrência, com um desligamento no Tocantins, foi registrada às 12h14, com mais linhas desligadas às 12h49. O ONS disse que a recuperação do sistema teve início às 13h07, com recomposição total às 13h40.

Segundo o órgão, as empresas responsáveis pelas linhas envolvidas no incidente serão ouvidas para que a ocorrência possa ser analisada.

Fonte: Folha de S.P

Comentários