Lixão da cidade de Camacan, no sul da Bahia, ocupa trecho da BA-251


O lixão de Camacan, no sul da Bahia, ocupa parte da rodovia BA-251, entre a cidade e o município de Pau Brasil. O acúmulo de resíduos sólidos causa transtornos para os motoristas que trafegam no local. Os condutores passam pelo risco de acidentes e sofrem com a proximidade de animais atraídos pela sujeira, como urubus.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Camacan, Leviton Alves, diz que a cidade tem 32 mil habitantes e produz uma grande quantidade de resíduos sólidos.
"Não temos local adequado para colocar nosso resíduos. Com o período chuvoso, o acesso do veiculo até fora da pista fica impossível. Quando para de chover, a gente vem com um veículo e remove", justifica.

As caçambas de coleta da cidade descarregam diretamente o lixo na rodovia. Por conta da sujeira na pista, Quando dois carros passam, nos sentidos contrários, um tem que esperar. Dezenas de catadores trabalham no local e reclamaram das condições do lixão.

O lixo ainda fica localizado em um terreno cercado por Mata Atlântica. "Polui as nascentes aqui. A água que desce para os açudes está contaminada", alerta o cacique Nailton Pataxó.

Fonte: G1BA/ TV Santa Cruz

Comentários