Pular para o conteúdo principal

Fevereiro traz boas notícias do clima para o Nordeste, áreas da Bahia podem receber mais de 150mm.


A maior novidade em relação à previsão do tempo que fevereiro vai trazer para os produtores se destina ao Nordeste do Brasil. A partir da segunda semana de fevereiro, teremos a primeira grande chuva que vai atingir as áreas mais secas da Bahia.

Já tem chovido bem entre o Maranhão e o Piauí. Algumas cidades do centro do Maranhão vão fechar janeiro com chuvas acima da média. No entanto, a distribuição irregular dessas pancadas de chuva no Nordeste desfavoreceu a Bahia, principalmente o sul centro e norte do Estado.

Do dia 7 em diante são esperados mais de 150 milímetros em algumas áreas que apresentam apenas 10% de água disponível no solo. A simulação do CPTEC-Inpe já vinha indicando essa tendência desde meados de janeiro e, agora, as simulações feitas pelos centros de meteorologia americanos também passaram a mostrar este novo padrão.

“Olhando as simulações mais estendidas, este novo padrão de distribuição de chuva deverá prosseguir até praticamente o fim de fevereiro”, diz o meteorologista da Somar Celso Oliveira.

Vai chover bastante também em áreas muito secas do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. “As chuvas vão beneficiar as áreas de café conilon”, diz Oliveira. Por consequência, isso implicará em diminuição da chuva no centro e Sul do Brasil neste período.

No norte do Espírito Santo e em boa parte do centro, leste e sul da Bahia, o período de tempo seco já alcança 50 dias. Não chove pelo menos 10 milímetros em 24 horas há 20 dias no sul do Rio Grande do Sul, sul do Espírito Santo e leste e centro de Minas Gerais.

Esta semana será de calor intenso no oeste do Rio Grande do Sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul com máximas superiores aos 35°C.

Por outro lado, no sul de Minas Gerais, a combinação de excesso de nuvens e topografia deixará a temperatura máxima mais baixa, em torno dos 25°C. A partir da segunda semana de fevereiro, espera-se diminuição do calor no centro e Norte do Brasil.

Nos próximos dias, a chuva continua concentrada no Centro-Oeste e na região Norte. Os altos volumes têm atrapalhado a colheita e o escoamento da safra de soja 2016/17. No Sudeste, as pancadas voltam a ficar fortes no final das tardes.

Informações Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeito de Mundo Novo-BA, Dr. Adriano participa dá entrega das viaturas com Rui Costa, em Ruy Barbosa

Fonte: Coisas do Jacuipe

Em pleno Carnaval as máquinas não param na limpeza do Açude de Baixa Grande

Iniciada no dia 13 de fevereiro de 2017 a obra de revitalização do açude na localidade de Pecuária em Baixa Grande chama atenção da comunidade pelo acúmulo de lama, rapidez e dedicação nos trabalhos, os trabalhadores segue de domingo a domingo e nem mesmo no feriado de Carnaval a equipe de Trabalho param, o Portal Bacia do Jacuípe foi até a aguada nesta terça-feira, encontrou 11 caçambas e 8 máquinas trabalhando, as máquinas se concentram na parte mais funda do açude onde a lama acumulada chega a 4 metros.

O aposentado João Queiroz conta que morava no distrito de Italegre, e sempre passava ao lado da aguada, ele conta que nestes 50 anos é a primeira vez que aguada é limpa, “já é alguma coisa para o novo prefeito, entrou agora e já tem muitas coisas feitas em sua administração”. Conta João

REPORTAGEM EM VÍDEO



O diretor de estradas e rodagens, Jurandir Oliveira, conta que está acontecendo uma das melhores ações do governo, ele conta que este açude tem aproximadamente 87 anos de cava…

Homem é assassinado a tiros em Tapiramutá

Givaldo Pereira dos Santos, 29 anos, conhecido como Nego Zinho, foi assassinado com disparos de arma de fogo na noite desta segunda-feira, 17 de abril de abril 2017, na cidade de Tapiramutá.

Segundo informações, três elementos encapuzados chegaram abordo de um carro preto em um bar e efetuaram vários disparos contra Givaldo, que morreu no local.

Ainda de acordo com informações, um jovem de 21 anos identificado como Marcos Cardoso que estava no local também foi atingido com um tiro de raspão na região da orelha, sendo atendido no hospital local e em seguida liberado.

Não há informações sobre a motivação do assassinato. A Polícia Militar esteve no local guardando a cena do crime e o corpo foi recolhido pelo Departamento de Polícia Técnica para o IML de Jacobina.



Fonte: Augusto Urgente