Dezesseis toneladas de agrotóxicos são apreendidos e levados para incineração, em Itaberaba


Dezesseis toneladas de agrotóxicos impróprios para uso e em desuso foram apreendidos pela fiscalização em revendas, propriedades rurais, em barreiras fitossanitárias e armazenados em depósitos, no município de Itaberaba. Realizado neste mês de fevereiro, este foi o 3º recolhimento de agrotóxico, numa parceria entre a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (SEAGRI), e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (INPE), entidade criada para gerir a destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos no país.

Os agrotóxicos recolhidos foram transportados para incineração em fornos industriais, legalmente licenciados pelos órgãos ambientais competentes em temperatura que varia de 800º a 1.200º C. Este é o terceiro envio para incineração, de agrotóxicos impróprios para uso ou em desuso, desde 2012.

A missão da ADAB é contribuir para a preservação do meio ambiente, por meio da educação sanitária, da gestão auto-sustentável, da destinação final correta de embalagens vazias e de produtos fitossanitários em desuso ou impróprios para o consumo, com o envolvimento e a integração de todos os elos da cadeia produtiva agrícola: produtores, associações e sindicatos rurais, secretarias municipais de agricultura e entidades representativa do setor industrial.






Fonte: ASCOM/ADAB-BA

Comentários