Pular para o conteúdo principal

Prefeito de Pintadas decreta estado de emergência devido a seca


O Prefeito de Pintadas decretou no último dia 13 deste mês de fevereiro, situação de emergência no município. No Decreto, que foi publicado no último dia (14) no Diário Oficial do Município, o gestor cita que os déficits hídricos prejudicaram as culturas temporárias, reduziram o volume de água para os animais e fizeram diminuir a oferta de alimentos, resultando no aumento dos custos para os produtores.

Diz ainda o decreto que o Município não tem capacidade suficiente para custear as despesas decorrentes da seca, e autoriza uma série de medidas para enfrentamento da situação, inclusive campanha de arrecadação na comunidade. Acesse o Decreto aqui: http://io.org.br/ba/pintadas/diarioOficial/download/603/30/0.

O Diretor de Agricultura, Florisvaldo Guimarães, diz que no município algumas regiões sofreram mais do que outras com a estiagem, recebendo pouca ou quase nenhuma chuva no último ano, provocando mudança grande na produção, inclusive para os produtores de hortaliças que fornecem para o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Ele diz que os rebanhos animais estão sendo mantidos com ração, principalmente com a palma e com volumosos, além de ração industrializada, mas, mesmo assim, criadores já estão comercializando alguns animais para conseguir manter o restante do rebanho.

Ele diz ainda que com o decreto de emergência, a gestão pretende conseguir recursos para limpar as aguadas, reparar poços artesianos que estejam com problemas, além de instalar os poços que foram perfurados e que ainda estão sem instalação. O diretor disse que pretende ainda buscar apoio da CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento, para aquisição de ração animal com preços mais acessíveis do que os encontrados no mercado.

Florisvaldo afirma que cisternas todo mundo tem e que o grande desafio é conseguir construir barragens estratégicas para no futuro facilitar o acesso à água nas comunidades, diminuindo as distâncias e os custos com transporte de água de uma região para outra. Segundo ele, o município está georreferenciando as barragens, e que apenas 05 (cinco) delas ainda tem água suficiente para atender as regiões; as demais ou já estão secas ou quase secando, o que dificulta muito a vida na zona rural.

Fonte: RCS News


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeito de Mundo Novo-BA, Dr. Adriano participa dá entrega das viaturas com Rui Costa, em Ruy Barbosa

Fonte: Coisas do Jacuipe

Em pleno Carnaval as máquinas não param na limpeza do Açude de Baixa Grande

Iniciada no dia 13 de fevereiro de 2017 a obra de revitalização do açude na localidade de Pecuária em Baixa Grande chama atenção da comunidade pelo acúmulo de lama, rapidez e dedicação nos trabalhos, os trabalhadores segue de domingo a domingo e nem mesmo no feriado de Carnaval a equipe de Trabalho param, o Portal Bacia do Jacuípe foi até a aguada nesta terça-feira, encontrou 11 caçambas e 8 máquinas trabalhando, as máquinas se concentram na parte mais funda do açude onde a lama acumulada chega a 4 metros.

O aposentado João Queiroz conta que morava no distrito de Italegre, e sempre passava ao lado da aguada, ele conta que nestes 50 anos é a primeira vez que aguada é limpa, “já é alguma coisa para o novo prefeito, entrou agora e já tem muitas coisas feitas em sua administração”. Conta João

REPORTAGEM EM VÍDEO



O diretor de estradas e rodagens, Jurandir Oliveira, conta que está acontecendo uma das melhores ações do governo, ele conta que este açude tem aproximadamente 87 anos de cava…

Homem é assassinado a tiros em Tapiramutá

Givaldo Pereira dos Santos, 29 anos, conhecido como Nego Zinho, foi assassinado com disparos de arma de fogo na noite desta segunda-feira, 17 de abril de abril 2017, na cidade de Tapiramutá.

Segundo informações, três elementos encapuzados chegaram abordo de um carro preto em um bar e efetuaram vários disparos contra Givaldo, que morreu no local.

Ainda de acordo com informações, um jovem de 21 anos identificado como Marcos Cardoso que estava no local também foi atingido com um tiro de raspão na região da orelha, sendo atendido no hospital local e em seguida liberado.

Não há informações sobre a motivação do assassinato. A Polícia Militar esteve no local guardando a cena do crime e o corpo foi recolhido pelo Departamento de Polícia Técnica para o IML de Jacobina.



Fonte: Augusto Urgente