Muita chuva para a Bahia e Sertão


A Região Nordeste do Brasil vai terminar março e iniciar o mês de abril bastante favorecida pela chuva. O aumento da instabilidade deve acontecer principalmente sobre a Bahia e áreas do Sertão nordestino. Os modelos meteorológicos estão indicando grandes volumes acumulados com pelo menos 100 mm em muitas localidades.

No decorrer desta terça-feira (28), áreas de instabilidade ganham força sobre o sul da Bahia e já há risco de chuva forte. A Zona de Convergência Intertropical também mantém a instabilidade sobre o norte do Maranhão e do Piauí, com previsão de pancadas de chuva frequentes, e que podem ser fortes.

Municípios do Piauí e do Maranhão ficaram entre as cidades que mais tiveram chuva entre às 9 horas da segunda (27) e às 9 horas desta terça-feira (28). Picos (PI) acumulou 45,6 mm e Bacabal (MA) registrou 43,7 mm  segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A chuva também aumentou no sul da Bahia, com registrou de 16 mm em Vitória da Conquista e 17,4 mm em Caravelas no mesmo período.

Veja na imagem de satélite o aumento da instabilidade sobre o sul da Bahia:


Bahia e áreas do Sertão com muita chuva

Nesta quarta-feira (29), a instabilidade aumenta um pouco mais sobre o oeste e sul da Bahia e pelo litoral do estado. Salvador fica mais instável e volta a ter chuva.

A partir de quinta-feira (30), as condições de chuva aumentam pelas demais áreas do estado e até os primeiros dias de abril, o estado da Bahia deve receber grandes acumulados. O maior volume de chuva do Brasil ficará concentrado na Bahia. Áreas muito secas, do sertão baiano e norte do estado voltarão a ter chuva forte. O Sertão de Pernambuco e da Paraíba também terão um grande aumento da chuva.

Acompanhe no mapa os volumes estimados até o dia 2 de abril. As áreas em verde escuro indicam acumulado de chuva acima de 100 mm: 



Fonte: Climatempopor Maria Clara Machado

Comentários