Diminui ainda mais a capacidade da Barragem de Pedras Altas, o registro agora é de apenas 5,8 milhões de M3 de água


Em conversa por volta das 8h da manhã desta terça-feira, 22 de agosto, com Paulo, gerente da EMBASA Capim Grosso, foi informado que a Barragem de Pedras Altas do Mirim, com capacidade para 36 milhões de metros cúbicos de água, registra apenas 5,8 milhões de metros cúbicos, o correspondente a 14,6% da sua capacidade.


Sobre uma nota que circula nas redes sociais informando que a qualquer momento o abastecimento de água da adutora do sisal será suspenso a partir da Barragem de Pedras Altas do Mirim, Paulo informou que a nota não é da Embasa, que existe essa possiblidade, mas sem uma data prevista pelos técnicos responsáveis pelo controle de abastecimento.

A Adutora do Sisal é composta por 25 localidades com 250 mil pessoas abrindo as torneiras todos os dias. Sem chuva, o alto consumo, incluindo ainda as altas temperaturas, a tendência seria chegar a essa situação, avalia o gerente em conversas com a imprensa local através do Jornal Transamérica 2ª edição e Reporterbahia, a notícia com responsabilidade!

Quanto a Barragem de São José do Jacuípe, que devido à estiagem em toda a região, voltou a compor o sistema de abastecimento da Adutora do Sisal, fornecendo 50% de sua capacidade, o gerente da Embasa informou que nesse momento a Barragem com capacidade para 360 milhões de metros cúbicos de água, registra apenas 10,2% de sua capacidade, o que corresponde a 36,5 milhões de metros cúbicos de água, total da Barragem de Pedras Altas do Mirim, na sua capacidade total, o que deixa a todos da região em alerta geral.

Diante do exposto, só resta em nome do bem-estar de toda a população alcançada pelo abastecimento solicitar um pouco de consciência hídrica, ou seja, contribuir da melhor forma possível com o racionamento, evitando desperdício em todos os momentos, principalmente no tocante a lavagem de calçadas, veículos, etc. a situação é grave e só com a colaboração de todos é que poderemos contornar toda essa situação em relação ao abastecimento de água através das Barragens responsáveis nesse momento pelo abastecimento de uma grande região. “Se não chover, a tendência é suspender o abastecimento proveniente de Pedras Altas do Mirim”, colocou o gerente, mas não tem nada ainda oficial quanto a essa decisão, por tanto faça a sua parte, amigo (a) leitor (a) do nosso portal.

Por: Arnaldo Silva / Foto: Governo do Estado/ Meramente Ilustrativa

Comentários