Pular para o conteúdo principal

Inmet prevê muita chuva para a Bahia, Zcas deve se forma no estado, também no MT, GO e MG


Morgana Almeida, chefe do centro de Análise e Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet), faz um alerta para os produtores do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Matopiba: a partir da próxima semana, há um indicativo de um corredor de umidade se formando e favorecendo um clima com uma nebulosidade mais intensa, com chuvas a qualquer hora do dia.

Se essa previsão viera a se confirmar, a Zona de Convergência do Atlântico Sul irá trazer uma condição chuvosa em toda a parte Central do país e o Matopiba a partir da próxima quinta (8) e sexta-feira (9).

Já o Sul do país teve, ao longo de toda a semana, um tempo mais instável. Houve uma chuva mais significativa no início da semana, acompanhada de queda de granizo, com várias lavouras na região sendo atingidas. Praticamente todo o Brasil, com exceção do extremo norte de Goiás, Bahia, Minas Gerais e extremo norte do Rio Grande do Sul recebeu bons volumes.

Hoje pela manhã, a região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, recebeu 82mm de chuvas concentrada e localizadas ao longo de duas horas - situação que chamou a atenção das estações meterológicas do Inmet, já que uma estação próxima recebeu apenas 33mm no mesmo período.

Para o sábado (03), a condição ainda é chuvosa no centro-norte do Rio Grande do Sul, com chuvas isoladas nos estados da região Centro-Oeste. A partir de quarta-feira (7), os volumes serão mais generalizados no Matopiba, com intensificação na quinta (8). Por conta dos fatores atmosféricos, Almeida acredita que a condição climática pode ser considerada uma invernada.

Nos próximos cinco a dez dias, a mesma distribuição de chuvas é apontada pelo Modelo Americano. A partir do dia 10 de março, haverá um aumento significativo não só dos volumes, mas também da área de abrangência.



Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem é presa pela Polícia Militar em Piritiba, acusada de roubar celular

Por volta das 15h desta segunda-feira, 12 de junho de 2017, Brenda Sampaio de Souza, 18 anos, foi presa pela Polícia Militar em Piritiba, sob acusação de roubo.

Segundo informações, Brenda subtraiu de uma jovem um celular da marca Motorola modelo Moto G3. Após diligências a suspeita de ter cometido o crime foi localizada, bem como o  produto do roubo foi recuperado.

Fonte: Augusto Urgente

Janelas podem ter causado mutilações nas crianças vítimas do acidente em Piritiba

O chefe do plantão do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), o médico Juliano Queiroz, afirmou ao Acorda Cidade que as mutilações nas crianças vítimas do acidente com o ônibus que capotou por volta das 8h30 de quinta-feira (12), na BA-241, em um trecho da cidade de Piritiba, região da Chapada Diamantina, podem ter sido provocadas pelas janelas de vidro do ônibus, que funcionaram como uma espécie de guilhotina. Ele ainda disse que devido à tragédia, a equipe médica precisou ser reforçada.

“Nossa especialidade é trauma, então a gente tem uma equipe grande e vieram mais profissionais que estavam de folga para ajudar nessa tragédia. Médicos que já trabalham aqui, profissionais de enfermagem, foram acionados e vieram prestar o apoio. Foi um plantão bastante agitado, mas conseguimos fazer a nossa parte”, ressaltou.

O HGCA recebeu 28 vítimas do acidente. Além do HGCA, também prestaram o atendimento inicial de parte das vítimas da tragédia os hospitais de Piritiba e de Salvador. Cinco pes…

Helicóptero da Polícia Militar da Bahia dará suporte às vítimas do acidente com ônibus da Emtram em Piritiba

(Imagem ilustrativa)
Ainda não há o numero exato de vítimas do acidente com ônibus da empresa EMTRAM, ocorrido na manhã desta quinta-feira (12) feriado do dia das crianças na rodovia BA-421, nas proximidades da cidade de Piritiba.

Já está confirmado que os passageiros são da cidade de Itaberaba e estavam em uma viagem fretada para passar o feriado em uma excussão na cidade de Jacobina.

Entre os feridos há muitas crianças.

Em Nota Pública divulgada na manhã de hoje, a prefeitura de Itaberaba informou que está tomando todas as medidas cabíveis e necessárias para prestar auxílio às famílias da vítimas, diante da lamentável notícia do acidente envolvendo um ônibus particular, da empresa EMTRAM, que estava realizando uma excursão com destino à cidade de Jacobina

O prefeito RICARDO MASCARENHAS e o secretário Municipal da Saúde, JOÃO RODRIGUES JR., estão em contato direto com o prefeito e o secretário Municipal de Saúde da cidade de Piritiba, onde aconteceu o acidente…